domingo, dezembro 10, 2006
domingo, dezembro 03, 2006
Finalmente cheguei!
Para poder realizar as atividades do Proa5, precisei dedicar muito tempo às leituras e análises dos textos sobre a influência dos meios midiáticos na construção de uma nova identidade em contraposição à identidade tradicional, construída pelas instituições família e escola. Reforcei os meus conhecimentos sobre a importância do cyberespaço na interconexão dos conhecimentos disponíveis e na formação de uma inteligência coletiva, isto é, "a valorização, a utilização otimizada e a olocação em sinergia das competências, imaginações e energias intelectuais, independentemente de sua diversidade qualitativa de sua utilização"como resalta Pierre Levy.
Lendo o jornal NH, sábado 02/12/2006, página 39, Caderno de Informática, deparei-me com o seguinte artigo: " Levantamento dos EUA aponta a importância da rede na vida dos usuários", de onde saliento o seguintes tópicos:
"- Muitos internautas acreditam que pertencer à comunidades virtuais é tão importante quanto os laços estabelecidos no mundo real.43% dos americanos que pertencem a comunidades na internet têm essa opinião.
- As conclusões mostram até que ponto a rede é cada vez mais importante para fins sociais.
- Mais de uma década depois de a Web se abrir para o público, estamos observando a emergência da internet como o poderoso fenômeno social e pessoal em que sabíamos que ela se transformaria, disse Jeffrey Cole.
- De acordo com a pesquisa, cada vez mais gente participa de atividades sociais on-line, como escrever blogs. O n° de blogueiros duplicou desde 2003, o que significa que 7,4% dos internautas têm blogs.
- A maioria dos membros das comunidades virtuais diz que visita os fóruns uma vez por dia."
Cada vez mais constata-se a importância do educador, assim como dos responsáveis pelas instituiçoes de ensino e comunidades escolares ficarem atentos à essas transformações que estão ocorrendo e suas influências no ensino-aprendizagem, tendo em vista a formação de aluno que seja responsável pelo desenvolvimento de seu conhecimento.
Todas essas idéias encaixam-se nos conceitos da aprendizagem por PA onde o agente é o aluno, construtor do seu conhecimento, e o professor um coadjuvante que instiga o aluno a pensar de uma forma autônoma e interativa.
domingo, novembro 26, 2006
Semana com bons fluídos
quarta-feira, novembro 22, 2006
Poesia Social
"Ninguém vive só...mesmo as estrelas do céu cantam juntas. Mesmo as águas do oceano se esparrinham em conjunto. Mesmo as lágrimas rolam duas a duas, não raro acompanhadas de um sorriso.
Ninguém vive só. Mesmo as folhas pequeninas dos arbustos dormem juntas. E os pássaros cortam os ares em revoadas.
Niguém vive só. Mesmo as pedras procuram o caminho, porque o caminho não é deserto, mas transitado pelos homens.
Mesmo as flores procuram os jardins, porque são visitados.
Mesmo o perfume procura as flores, porque as flores perfumam e exercem maior atração.
Ninguém vive só. E nessa grande harmonia de conjuntos, nesta constante busca do outro, neste irresistível poema de sociabilidade, nós nos situamos também, como gente.
Ninguém vive só. Situar-se como gente é abandonar a idéia de Eu e atitude de egoísmo, para aderir ao NÓS. Eu, você e todos NÓS. Abertos, confiantes, construtivos, comunitários, SOCIAIS"
Autor desconhecido.
sexta-feira, novembro 17, 2006
segunda-feira, novembro 13, 2006
Mais Tranqüila

Continuo atarefada, mas hoje sinto-me mais tranqüila, durante a semana que passou consegui fazer algumas leituras e principalmente realizar a atividade 2 do PROA 10.Atividade essa que exigiu muita leitura e análise, sem falar na elaboração dos textos e formatação das páginas. Mas enfim, as coisas estão evoluindo, não com a velocidade que eu gostaria, mas estão evoluindo. Preciso aceitar que sou só uma pessoa e isso implica em certas limitações.
segunda-feira, novembro 06, 2006
Estou exausta!
domingo, outubro 29, 2006
quinta-feira, outubro 26, 2006

Continuo com muito trabalho na escola. Estou bastante satisfeita com a colaboração dos alunos, na elaboração dos diálogos para o teatro de fantoches. Hoje fizemos o primeiro ensaio da peça.
Quanto a atividade 1 do proa 10, li a pesquisa feita pelas colegas sobre o instrumento de "observação e tipo de observação como fonte de coleta de dados na pesquisa", no entanto ainda não tenho certeza se ela se adapta ao que estou querendo, ainda preciso pesquisar e pensar mais um pouco.
segunda-feira, outubro 23, 2006
terça-feira, outubro 17, 2006

Hoje estou mais tranquila, já consegui fazer mais algumas leituras sobre Piaget. Publiquei minha contribuição aos questionamento de dois colegas, atividade esta proposta pelo PROA 4-atividade 7. Espero tê-los ajudado. Também recebi e-mail do profº.Leonardo esclarecendo algumas dúvidas minhas relacionadas aos Proas 6 e 10.
Estou participando da VI Semana de Informática Educativa, a qual está ocorrendo em Novo Hamburgo, nas dependências da FEEVALE-CAMPUS II, de 17 a 19/10/2006. Hoje pela manhã tive o prazer de estar presente na palestra da professora Léa Fagundes. Adorei sua fala, uma verdadeira lição de vida. Contagiante sua convicção nos ideais construtivistas e seu conhecimento dos conceitos piagetianos. Pessoas como Léa são dádivas nesse mundo perturbado, que tanto precisa de compreensão e solidariedade.
quinta-feira, outubro 12, 2006
sábado, outubro 07, 2006
segunda-feira, outubro 02, 2006
sexta-feira, setembro 29, 2006
domingo, setembro 24, 2006
Estou muito atarefada e ao acessar o eproinfo ontem deparei-me com a disponibilização do Proa7. Cadastrei-me,mas não encontrei a minha turma ao acessar este PROA. Fiquei preocupada ao consultar a agenda do cronograma dos seminários, a qual tenho impressa com as devidas datas, nela constatei que esta oficina deveria iniciar, para turma 3, entre 3 e 9 de setembro. Se alguém puder dar-me uma orientação ficarei muito grata.
sábado, setembro 23, 2006
Sinto-me muito precionada com tantas atividades surgindo ao mesmo tempo e angustiada pela procura incessante das mesmas. Em decorrência do volume de trabalho não tenho conseguido chegar até aqui, mas gostaria de registrar que estou achando bastante proveitoso o rumo dos questionamentos e postagens que estão ocorrendo no PROA1,era isso que desejava dos fóruns anteriores, debater os questionamentos de forma a clarear idéias e reforçar as bases para a prática.
Também parabenizo os responsáveis pela organização das solicitações das atividades do PROA6. Descrição clara e objetiva, com número da atividade, prazos definidos e local de postagem. Organização esta que favorece a compreensão, economia de tempo, reduz o stress, o que ajuda sobremaneira o meu ensino-aprendizagem.
sexta-feira, setembro 15, 2006
Preciso de ajuda, pois não consigo compreender o que acredito ser a atividade 6 do PROA4. Atividade esta, indicada para minha turma 3-RS, que encontrei e módulo-atividade do módulo-2ª página. Sendo que a mesma não se encontra em apoio-agenda-em:
Atividades - Turmas 2 e 3 do RS
Prezados cursistas, no link abaixo vocês encontram as atividades já solicitadas para suas turmas 2 e 3 do RS.
Bom trabalho para todos, Luciane.
ATIVIDADES SOLICITADAS
Segue abaixo a atividade encontrada:
Formulando questões Turma 2 e 3: 13/09 a 23/09
Queridos Cursistas,
Estamos completando o primeiro mês deste Seminario sobre Bases Teóricas e precisamos organizar nossa auto-avaliação. Vamos revisar como estão nossas dúvidas? Teremos esta semana de 8 a 14 de agosto para cada um preencher o seu **Quadro de Questões**. As questões podem ser levantadas nas leituras de cada texto, ou no uso que o autor da questão, ou um colega seu, esteja fazendo dos textos para formular hipóteses ou para analisar os dados postados nas mensagens dos fóruns.
Dúvidas:
-“ 8 a 14 de agosto” ? Já estamos em 15 de setembro e a atividade apareceu agora!
- “As questões podem ser levantadas nas leituras de cada texto”... Que textos são esses?
- “ou no uso que o autor da questão”... que autor? de que questão?
- Por acaso os textos são da biblioteca material do professor do referido PROA?
quarta-feira, setembro 06, 2006

Portas
Se você abre uma porta, você pode ou não entrar
em uma nova sala.
Você pode não entrar e ficar observando a vida.
Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra,
dá um grande passo: nesta sala vive-se!
Mas, também, tem um preço...
São inúmeras outras portas que você descobre.
Às vezes curte-se mil e uma.
O grande segredo é saber quando e qual porta
deve ser aberta.
A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos.
Os erros podem ser transformados em acertos
quando com eles se aprende.
Não existe a segurança do acerto eterno.
A vida é generosa, a cada sala que se vive,
descobre-se tantas outras portas.
E a vida enriquece quem se arrisca
a abrir novas portas.
Ela privilegia quem descobre seus segredos
e generosamente oferece afortunadas portas.
Mas a vida também pode ser dura e severa.
Se você não ultrapassar a porta,
terá sempre a mesma porta pela frente.
É a repetição perante a criação, é a monotonia
monocromática perante a multiplicidade das cores,
é a estagnação da vida...
Para a vida, as portas não são obstáculos
mas diferentes passagens!"
(Içami Tiba)
Do Livro: Amor, Felicidade & Cia.
domingo, setembro 03, 2006
No dia 01/09/06 conclui e publiquei a atividade2 do PROA6, fazendo algumas personalizações desejadas em minha página.
No dia 02/09/06 Após contato com prof.Dario alterei minha senha no PROA6 para PROA06 para que os colegas possam postar seus comentários, o que estavam impossibilitados pela senha anterior. A colega Ana Maria pediu-me para ajudá-la no cadastramento da senha referente ao PROA6, o que fiz postando em seu blog. Em decorrência de ter constatado incompleta a atividade5 do PROA4 retomei-a relendo os textos e efetuando minha contribuição no fórum "Mecanismos Perceptivos". Ainda neste dia tentei dar a minha contribuição na atividade8 do PROA1, ou seja interagir no fórum "Síntese sobre PA-Santa Catarina, profª Beatriz". Não consegui em decorrência de lá não estarem postadas as 6 sínteses a serem analisadas.Enviei mail para prfª Rosália solicitando esclarecimentos. Estou no aguardo.
Hoje dia 03/09/06 conclui e publiquei o item2da atividade4 do PROA2. Gostaria de registrar aqui situações constatadas durante a execução dessas atividades. Primeiro foi a dificuldade em acessar a minha página no PROA6, em virtude de não estar dispon ibilizada a página da minha turma de acordo com o cronograma de seminários e oficinas. Depois os contratempos relativos a senha de acesso. Além disso o intenso volume de atividades em relação ao meu pouco tempo disponível, já que trabalho em dois turnos na escola, levam-me a um estado de tensão muito grande. Mas sinto progressos pessoais e também observo que os professores estão atentos as minhas solicitações.
terça-feira, agosto 29, 2006
Ontem, após ser disponibilizado o ambiente para postagem referente a minha turma, consegui fazer a atividade1 do Proa6. Atividade esta que exigiu-me muita reflexão. No momento de efetivar a postagem as coisas complicaram-se mais ainda, já muito cansada ainda deparei-me com a solicitação de uma senha que eu desconhecia e precisei "espernear e pelear" para conseguir solucionar o problema. Enfim tudo resolvido. Mais um degrau alcançado. Hoje tentei trabalhar na atividade 2 do Proa 6, mas o sistema, ou a conexão (provedor ou acesso à web), está muito instável, tornando muito lento o acesso o que inviabilizou qualquer trabalho. Com muita dificuldade consegui chegar até aqui.
domingo, agosto 27, 2006
Agora são 16h 21min, ontem ao fazer a atividade 4 do Proa 3, pensei como iria destacar, no texto, as intervenções classificadas em "exploração","justificação", "contra-argumentação" e/ou "outras". Em um primeiro momento lembrei que no word existia a opção "inserir comentário", mas nunca tinha usado. Para não perder tempo, pois o mesmo é escasso e as atividades são muitas, fiz pelo método que seria mais rápido. Apliquei um fundo colorido, em partes do texto, de acordo a classificação das intervenções. Hoje ao conversar com a colega Eloice sobre a atividde 4, acima referida, fiz um comentário sobre a situação descrita acima. Desliguei o telefone e fui ao Word testar, pois a colega disse também nunca ter usado a opção "Inserir comentários". Fiz um teste e obtive o resultado que eu tinha imaginado. Fiquei chateada por não ter feito isso antes de ter publicado o texto2. Mas enfim é assim que se aprende, fica para a próxima.
sábado, agosto 26, 2006
Após analisar a atividade 4 do proa3, o que venho fazendo a 2 dias, decidi reescrever o texto postado anteriormente, o qual achei inadequado para esta solicitação de identificar as intervenções. Reescrevi, identifiquei e postei de acordo com o que consegui construir até aqui. Após ler o relato de uma colega conforme solicitado interagi no fórum. Espero não estar equivocada, o que considero possível acontecer com bastante frequência pela forma como as coisas acontecem. O que quero dizer é que o grau de complexidade para se conseguir compreender de forma clara todos os passos necessários as atividades propostas e perceber o que realmente se deve fazer é algo, as vezes, angustiante. Também verifiquei a atividade 9 do Proa1 referente a turma3 e constatei que ainda não está disponível assim como a atividade4 do proa2, as quais, ao ver ver, pelas instruções já deveriam estar vigorando.
domingo, agosto 20, 2006
Esta semana fiz algumas interações no fórum do Proa1 sobre Projeto de Aprendizagem, estou gostando das trocas que estão acontecendo neste ambiente. Também achei muito boa a nova organização de todo o material do seminário Proa2 a partir de uma página específica que conduz à programação das atividades referentes a todos as turmas. Esta nova sistemática reduziu-me muito a perda de tempo em busca das atividades a serem executadas. Seria interessante que os demais Proas fizessem algo semelhante.
As interações nos fóruns do Proa4 e Proa3, sobre Método Clínico ajudaram-me a pensar um pouco mais sobre a relação deste método com a minha atividade em sala de aula. Penso quantas vezes exigi de meus alunos atividades ou mesmo uma compreensão da qual eles não estavam em condições de atender.
quarta-feira, agosto 16, 2006
Achei muito interessante o artigo "A noção de vida em crianças brasileiras em 2004 em comparação com as de Genebra em 1926. Ano 02, Vol 04, mar/2005. Disponível em http://www.cienciasecognicao.org/", o qual descreve um trabalho onde as autoras Replicaram uma pesquisa de Piaget sobre a noção de vida, relatada na obra “A representação do mundo da criança” (Piaget, s/d), interessando conhecer o que e como as crianças organizam o seu conhecimento a respeito dessa noção, focalizando o conceito de animismo infantil.Tendo em vista os resultados obtidos por Piaget, as autoras do trabalho, levantam a seguinte questão de pesquisa: “Será que a aquisição da noção de vida evolui psicogeneticamente da mesma forma em crianças de diferentes épocas e culturas?”. Ao final do trabalho elas concluiram que nossas crianças continuam enriquecendo suas estruturas cognitivas de forma gradativa e de acordo com os estágios estabelidos por Piaget. Penso que tais informações nos fazem pensar sobre a forma como nossas escolas estão trabalhando e nos possibilitam um olhar diferenciado sobre nossos alunos.Sinto isso em meu trabalho, pois sou professora titular de uma 3ª série do ensino fundamental e a cada dia que passa consigo compreender pequenos detalhes, em minha sala de aula, que jamais perceberia a algum tempo atrás. Observo a angustia de alguns colegas, preocupados em jogar conteúdos, na maioria das vezes, incompreensíveis ou insignificante para aquela faixa etária, e a perplexidade dos mesmos em constatarem que seus alunos não conseguem aprender.
No dia 13/08/2006, efetuei algumas postagens interagindo com algumas colegas no fórum/Projetos de Aprendizagem e após ler alguns materiais ref.ficaram alguns pontos obscuros sobre aplicabilidade de PAs em relação ao prof.articulador, dúvidas estas que postei também no fórum, como forma de trocar idéias com os demais.
domingo, agosto 13, 2006
Nestes últimos dias, não tive tempo de fazer meus registros aqui, pois tive problemas com o meu computador, mas li os 3 textos referentes a atividade 6-Projetos de Aprendizagem
*Para quê? Por quê?
*Perguntas Inteligentes
*Projeto? O que é? Como se Faz?
Ontem ao acessar o sistema constatei que precisava fazer a atividade ref.ao proa11-inventário01, o qual levei horas para conseguir realizar, porque inicialmente dizia que alguém estava usando e eu precisava aguardar. Depois a senha informada"proa11" era recusada. A seguir quando tentava criar a página com meu nome não conseguia editar o endereço, pois dava uma mensagem de cookers desativados, só consegui ao conversar com a colega Eloice, pelo Skipe e pedir que ela me acompanhasse passo a passo, então escrevendo na barra o endereço necessário consegui acrescentar "/HelenitaAndriolla" e assim criar a minha página para efetuar as solicitações do prof.º Crediné. Ia esquecendo de dizer que ao tentar fazer o link desta página para o meu blog editei o SadeBar e por engano apaguei o link para o blog da colega Ana Maria, percebi de imediato, mas não sabia como consertar. Dormi pensando nisso e ao acordar achei uma solução, recoloquei então o blog dela onde estava. Ufa!Desculpe Ana.Estou pensando em relação à segurança do sistema, talvez devesse existir uma senha para alteração de página.
09/08/2006
Quarta-feira
Neste dia realizei a atividade 2-Método Clínico, do Proa 3, após ler o texto "O método clínico piagetiano", constante em (Biblioteca/Material do Professor/Acervo) entre outras leituras complementares e após respondi as questões solicitadas no fórum.
segunda-feira, agosto 07, 2006
terça-feira, agosto 01, 2006
Nestes últimos dias tenho estado muito ocupada tentando fazer todas as atividades atrazadas, pois agora já consigo visualizar melhor este ambiente e estou suando muito, apesar do frio, para acompanhar o curso das águas. O tempo é curto e as atividades muitas, por isso não havia chegado até aqui. Hoje quero registrar os feitos mais relevantes destes últimos três dias. Fiz as postagens das questões 1, 2 e 3 da atividade I do Proa 4. Li "Qual é o problema" e "Como desencadear projetos de aprendizagem em sala de aula", após fiz interações referentes a atividade 4 do Proa 1. Estou construindo uma agenda dos Proas, no excell, ela é quem tem me iluminado nestes últimos dias. Espero estar no caminho certo.
sábado, julho 29, 2006
Hoje as coisas aconteceram de forma mais tranquila, recebi mail da profª.Rosália que forneceu a senha para eu conseguir salvar o Mapa Conceitual, do meu grupo, (com extensão.cmap) no servidor LEAD. Agora sim, ele já está lá e eu mais contente aqui. Não vou colocá-la aqui por achar que pode ser restrita. Se alguém precisar eu coloquei no fórum do Proa 2. Elaborei o texto solicitado na atividade 1-do Proa 3. Enviei-o conforme solicitado para a Biblioteca/Material do Aluno.
sexta-feira, julho 28, 2006
Nestes dois dias que se passaram as coisas ficaram muito complicadas. Apesar de ter conseguido alguns avanços em nosso projeto, parece que uma avalanche de obstáculos desabaram. Não consigo salvar nosso mapa no servidor, passei umas 9 horas tentando, inúmeras possibilidades, e nada. Fui no Proa 1 que diz uma id e senha, não funcionou, não consigo descobrir a id e senha necessárias. Quero guardar lá pois além de ser uma garantia (versão editável, com extenção .cmap), os outros podem editá-lo.
Sinto que as horas passam e navego, navego, navego e não consigo produzir o que desejo.
Fui fazer uma análise dos Proas 3 e 4, mas tudo está muito confuso, a começar que recebi um mail da profª Luciane, dia 27/07/06, dizendo que as atividades para estes Proas haviam começado e no mesmo dia outro mail da profª Rosália dizendo que eles iriam começar dia 31/07/2006.
Espero que as coisas melhorem, ou talvez eu deva desenvolver outra forma de estrutura mental de modo a navegar por todos esses links e ambientes, pescando o que preciso em menor tempo e sem me stressar tanto. Fico muito angustiada quando não consigo entender, por exemplo que encontro a informação de uma atividade 1 do Proa 3 que deveria começar dia 31/07, no módulo-atividade do módulo diz que a entrega é até o dia 30/07 e no apoio agenda diz que os prazos estão em módulo-atividade módulo e módulo-atividade turma, e ao chegar lá diz que esta atividade deverá ser entrege até dia 14, não diz de q mês, mas acho q de julho(passado) pois aí diz q a atividade 2 vai de 17/07/06 a 22/07/06. Durma com um barulho desses!!!
terça-feira, julho 25, 2006

25/07/2006
Iniciei o dia pensando que hoje iriam começar os trabalhos do Proa2. Fui até lá mas não temos nenhum agendamento e o fórum ainda não foi aberto para nossa turma. Passei pelo apoio-referências-e li o artigo sobre mapas conceituais e sua importância para que o aluno consiga visualizar de forma concreta seu raciocínio em relação aos conceitos estabalecidos, o que parece ampliar seu racicínio lógico. Acabei fazendo uma inscrição para participar do portal do MCE (Mapas Conceituais na Educação) em : http://ead.cap.ufrgs.br .
Acessei Proa1 e vi que a prof.ª Rosália cadastrou o nosso projeto "Adoçando Alimentos" nesse espaço, para as interações do mesmo. Portanto, fiz alguns esclarecimentos a respeito do andamento dos nossos trabalhos (do grupo do projeto) e questionei alguns pontos até o momento obscuros, para os quais conto com a luz de seus comentários.
segunda-feira, julho 24, 2006
Segunda-feira, desejo colocar cor de fundo no meu blogger.Navego, exploro, mas não encontro solução. Como faço isso? Tentei mexer no código fonte, pela guia modelo, dentro do body e colocar bgcolor="violet", depois editar-salvar, não funcionou. Vi no blogger do colega Eduardo que ele conseguiu, mandei mail p/ver se ele pode me ajudar. Estou sentindo-me muito impotente e ignorante. Sinto que o tempo passa e não consigo produzir o que desejo. Fui no Proa1 em Apoio-referências, li os textos indicados. Identifiquei-me muito com Rosa Maria Sarti, pois sinto-me assim angustiada, apavorada, com vontade de chorar as minhas mágoas e insatisfações por não conseguir fazer ou encontrar o que desejo (colocar cor de fundo no blogger, por exemplo), mas no fundo, lá no fundo sinto uma imensa vontade de continuar.
Agora são 16h35min, depois de muito sofrer, buscar e pensar, finalmente consegui editar "modelos" e inserir um link para o meu e-mail, no topo do meu blogger. VIVA! EUREKA!
Quanto a cor de fundo que vi no blogger do Eduardo, lembrei que qdo construímos nossos blogger em POA, escolhemos um modelo e talvez venha de lá a cor que observei. Mesmo assim continuo querendo um fundo rosa no meu. Vou continuar tentando.
Domingo, mais uma vez acessei o wiki e fiquei incomodada porque o nosso mapa conceitual aparecia lá em baixo, após um grande espaço vazio, após o final do SideBar. Resolvi alterar essa situação e reduzi a imagem editando a página e inserindo no código uma linha de comando após o nome da imagem. Desse modo alterei a largura e altura e finalmente consegui trazer o mapa para onde eu queria. Não pensem que foi fácil, suei muito mas deu certo!
Mandei um recado no blogger da colega Ilane, porque estou preocupada com ela, pois não estou encontrando suas postagens nos ambientes.
Hoje também consegui fazer link de um endereço no blogger é só copiar e colar da barra endereço do navegador, em outras oprtunidades eu já havia tentado digitando o endereço, mas não tinha funcionado.
Estou pensando em criar uma página e colocar um link no blogger para ela, mas como fazer?
domingo, julho 23, 2006
Sábado, após ter finalmente chegado no Proa1, constatei que que os trabalhos serão baseados nos princípios piagetianos, então revi tais princípios fazendo um resumo dos mesmos. Detive-me especialmente no estágio "operacional concreto"-em média dos 7 aos 12 anos- pois como professora de ensino fundametal nossos alunos encontram-se, basicamente, nesta faixa etária. (No estágio "operacional concreto" a criança está pronta para iniciar o processo de aprendizagem sistematizado. Começando a analisar e elaborar a lógica das ações. Passa a ser capaz de cooperar com os outros (grupo), observando as regras deste e, conseguindo gradativamente autonomia pessoal. Ainda considera bastante a opinião dos adultos, embora já consiga organizar seus próprios valores morais. Passa a ser capaz de operar e desenvolver habilidades a partir do concreto).
Após, fui em interação fórum e realizei a análise dos dois estudos de caso, postando minha opinião.
sexta-feira, julho 21, 2006
recebi um mail da prof.ª Alessandra, dizendo que por enquanto a nossa turma (Turma3-RS), deverá trabalhar em Proa1, participando dos foruns de discussão (no link Interação-Forum-há um espaço da Turma3-RS-Discutindo projetos de Aprendizagem). Também devemos continuar desenvolvendo o projeto do grupo e interagir com os colegas e para não perder as datas e prazos acessar a agenda em (mathematikos.psico.ufrgs.br).
A partir destas orientações criei uma nova tabela tomando como base a tabela do site “Cronograma PROA 2006 – 2007”, Turma 3-RS”, com o objetivo de aperfeiçoá-la e imprimi-la sem coloridos, formatei-a de acordo e coloquei o período que corresponde às respectivas datas para cada semana. Então surgiram algumas dúvidas e enviei um mail para a prof.ª Alessandra,
pedindo que ela confirmasse as datas que coloquei na coluna “período”, principalmente as de dezembro em diante, pois não tenho certeza do período de férias.
Outros questionamentos:
II) Analisando o Mapa do site “Cronograma PROA 2006 – 2007”, Turma 3-RS, verifiquei o seguinte:
1) que Turma 3 deverá realizar os seminários opcionais de acordo com o seguinte:
opcional 1 nas semanas de 17 a 26
opcional 2 nas semanas de 27 a 34
2) que nas semanas de 27 a 34 não tem nenhum PROA opcional previsto, conforme a tabela “cronograma seminários e oficinas”.
Como ficará isso?
Após esta verificação, quanto as dúvidas acima, gostaria de compartilhar a tabela que criei com os colegas da turma.
criei uma segunda página rascunho e coloquei uma nova versão do mapa do nosso projeto, mas ele ficou lá embaixo em decorrência dos links para os bloggers dos colegas, os quais estão no SideBar da página principal do projeto e refletem-se nos rascunhos. Gostaria de retirar esses links dos rascunhos e criar em cada página os links que deseja-se individualmente para ela, mas não consegui. Professora Iris disse que isso não é possível. Fiquei chateada com isso.
Neste dia também fui no PROA11, constatei que ninguém respondeu meus questionamentos, nem no blogger. Fiz nova postagem no forum do eproinfo manifestando a minha insatisfação por não haver resposta no mesmo. Escrevi para a colega Eloice, questionando algumas coisas de sua última postagem.
domingo, julho 16, 2006
sábado, julho 15, 2006
Sábado, consegui deixar o SadeBar funcionando a contento, com link para a minha página rascunho, para a página rascunho da colega Eloice e com link voltar para página inicial do projeto. Estou pensando como irão funcionar os links para as futuras páginas rascunhos de cada uma de nós q poderão surgir. Ainda estou preocupada com a depuração dos conteúdos dos rascunhos diversos para publicação na página principal, pois acho que esse passo ñ está suficientemente claro. Amanhã pretendo colocar o contador de visitas. Ufa!
quarta-feira, julho 12, 2006
terça-feira, julho 11, 2006
Também quero colocar lá um contador visitas. Bem, até lá....bjus!
segunda-feira, julho 10, 2006
Vou dormir, porque amanhã é outro dia e talvez as coisas melhorem!
sábado, julho 08, 2006
terça-feira, julho 04, 2006

Hoje, dia 04/07/06, estou postando uma 2ª versão da 1ª proposta de construção de mapas conceituais durante os trabalhos presenciais. Naquela data meu grupo não conseguiu postar esta versão, por isso eu a construi para familiarizar-me com o CmapTools e com os passos seguintes de inclusão no blog. Peço desculpas aos colegas e eventuais visitantes por postá-lo fora de ordem.
segunda-feira, julho 03, 2006
1- O wiki é o local de lançarmos as nossas dúvidas que nos levam a debates, ou de postarmos nossas respostas pós debates. Ex. Se for postada uma questão polêmica é o wiki o local de debatermos? Se não, onde faremos isso?
2-No wiki é possível fazer links com sites que contenham conteúdos relevantes ao projeto e como fazê-lo?