domingo, dezembro 03, 2006

Finalmente cheguei!

Após uma semana muito atarefada consegui chegar até aqui novamente. As atividades estão num ritmo alucinante, principalmente por coincidirem com período de encerramento das atividades na escola. Estou fazendo um pouco mais que o possível. É isso mesmo!
Para poder realizar as atividades do Proa5, precisei dedicar muito tempo às leituras e análises dos textos sobre a influência dos meios midiáticos na construção de uma nova identidade em contraposição à identidade tradicional, construída pelas instituições família e escola. Reforcei os meus conhecimentos sobre a importância do cyberespaço na interconexão dos conhecimentos disponíveis e na formação de uma inteligência coletiva, isto é, "a valorização, a utilização otimizada e a olocação em sinergia das competências, imaginações e energias intelectuais, independentemente de sua diversidade qualitativa de sua utilização"como resalta Pierre Levy.
Lendo o jornal NH, sábado 02/12/2006, página 39, Caderno de Informática, deparei-me com o seguinte artigo: " Levantamento dos EUA aponta a importância da rede na vida dos usuários", de onde saliento o seguintes tópicos:
"- Muitos internautas acreditam que pertencer à comunidades virtuais é tão importante quanto os laços estabelecidos no mundo real.43% dos americanos que pertencem a comunidades na internet têm essa opinião.
- As conclusões mostram até que ponto a rede é cada vez mais importante para fins sociais.
- Mais de uma década depois de a Web se abrir para o público, estamos observando a emergência da internet como o poderoso fenômeno social e pessoal em que sabíamos que ela se transformaria, disse Jeffrey Cole.
- De acordo com a pesquisa, cada vez mais gente participa de atividades sociais on-line, como escrever blogs. O n° de blogueiros duplicou desde 2003, o que significa que 7,4% dos internautas têm blogs.
- A maioria dos membros das comunidades virtuais diz que visita os fóruns uma vez por dia."
Cada vez mais constata-se a importância do educador, assim como dos responsáveis pelas instituiçoes de ensino e comunidades escolares ficarem atentos à essas transformações que estão ocorrendo e suas influências no ensino-aprendizagem, tendo em vista a formação de aluno que seja responsável pelo desenvolvimento de seu conhecimento.
Todas essas idéias encaixam-se nos conceitos da aprendizagem por PA onde o agente é o aluno, construtor do seu conhecimento, e o professor um coadjuvante que instiga o aluno a pensar de uma forma autônoma e interativa.

Nenhum comentário: