sábado, julho 29, 2006

29/07/2006
Hoje as coisas aconteceram de forma mais tranquila, recebi mail da profª.Rosália que forneceu a senha para eu conseguir salvar o Mapa Conceitual, do meu grupo, (com extensão.cmap) no servidor LEAD. Agora sim, ele já está lá e eu mais contente aqui. Não vou colocá-la aqui por achar que pode ser restrita. Se alguém precisar eu coloquei no fórum do Proa 2. Elaborei o texto solicitado na atividade 1-do Proa 3. Enviei-o conforme solicitado para a Biblioteca/Material do Aluno.

sexta-feira, julho 28, 2006

28/072006

Nestes dois dias que se passaram as coisas ficaram muito complicadas. Apesar de ter conseguido alguns avanços em nosso projeto, parece que uma avalanche de obstáculos desabaram. Não consigo salvar nosso mapa no servidor, passei umas 9 horas tentando, inúmeras possibilidades, e nada. Fui no Proa 1 que diz uma id e senha, não funcionou, não consigo descobrir a id e senha necessárias. Quero guardar lá pois além de ser uma garantia (versão editável, com extenção .cmap), os outros podem editá-lo.
Sinto que as horas passam e navego, navego, navego e não consigo produzir o que desejo.
Fui fazer uma análise dos Proas 3 e 4, mas tudo está muito confuso, a começar que recebi um mail da profª Luciane, dia 27/07/06, dizendo que as atividades para estes Proas haviam começado e no mesmo dia outro mail da profª Rosália dizendo que eles iriam começar dia 31/07/2006.
Espero que as coisas melhorem, ou talvez eu deva desenvolver outra forma de estrutura mental de modo a navegar por todos esses links e ambientes, pescando o que preciso em menor tempo e sem me stressar tanto. Fico muito angustiada quando não consigo entender, por exemplo que encontro a informação de uma atividade 1 do Proa 3 que deveria começar dia 31/07, no módulo-atividade do módulo diz que a entrega é até o dia 30/07 e no apoio agenda diz que os prazos estão em módulo-atividade módulo e módulo-atividade turma, e ao chegar lá diz que esta atividade deverá ser entrege até dia 14, não diz de q mês, mas acho q de julho(passado) pois aí diz q a atividade 2 vai de 17/07/06 a 22/07/06. Durma com um barulho desses!!!

terça-feira, julho 25, 2006



25/07/2006

Iniciei o dia pensando que hoje iriam começar os trabalhos do Proa2. Fui até lá mas não temos nenhum agendamento e o fórum ainda não foi aberto para nossa turma. Passei pelo apoio-referências-e li o artigo sobre mapas conceituais e sua importância para que o aluno consiga visualizar de forma concreta seu raciocínio em relação aos conceitos estabalecidos, o que parece ampliar seu racicínio lógico. Acabei fazendo uma inscrição para participar do portal do MCE (Mapas Conceituais na Educação) em : http://ead.cap.ufrgs.br .

Acessei Proa1 e vi que a prof.ª Rosália cadastrou o nosso projeto "Adoçando Alimentos" nesse espaço, para as interações do mesmo. Portanto, fiz alguns esclarecimentos a respeito do andamento dos nossos trabalhos (do grupo do projeto) e questionei alguns pontos até o momento obscuros, para os quais conto com a luz de seus comentários.

segunda-feira, julho 24, 2006

24/07/06
Segunda-feira, desejo colocar cor de fundo no meu blogger.Navego, exploro, mas não encontro solução. Como faço isso? Tentei mexer no código fonte, pela guia modelo, dentro do body e colocar bgcolor="violet", depois editar-salvar, não funcionou. Vi no blogger do colega Eduardo que ele conseguiu, mandei mail p/ver se ele pode me ajudar. Estou sentindo-me muito impotente e ignorante. Sinto que o tempo passa e não consigo produzir o que desejo. Fui no Proa1 em Apoio-referências, li os textos indicados. Identifiquei-me muito com Rosa Maria Sarti, pois sinto-me assim angustiada, apavorada, com vontade de chorar as minhas mágoas e insatisfações por não conseguir fazer ou encontrar o que desejo (colocar cor de fundo no blogger, por exemplo), mas no fundo, lá no fundo sinto uma imensa vontade de continuar.
Agora são 16h35min, depois de muito sofrer, buscar e pensar, finalmente consegui editar "modelos" e inserir um link para o meu e-mail, no topo do meu blogger. VIVA! EUREKA!
Quanto a cor de fundo que vi no blogger do Eduardo, lembrei que qdo construímos nossos blogger em POA, escolhemos um modelo e talvez venha de lá a cor que observei. Mesmo assim continuo querendo um fundo rosa no meu. Vou continuar tentando.
Dia 23/07

Domingo, mais uma vez acessei o wiki e fiquei incomodada porque o nosso mapa conceitual aparecia lá em baixo, após um grande espaço vazio, após o final do SideBar. Resolvi alterar essa situação e reduzi a imagem editando a página e inserindo no código uma linha de comando após o nome da imagem. Desse modo alterei a largura e altura e finalmente consegui trazer o mapa para onde eu queria. Não pensem que foi fácil, suei muito mas deu certo!
Mandei um recado no blogger da colega Ilane, porque estou preocupada com ela, pois não estou encontrando suas postagens nos ambientes.
Hoje também consegui fazer link de um endereço no blogger é só copiar e colar da barra endereço do navegador, em outras oprtunidades eu já havia tentado digitando o endereço, mas não tinha funcionado.
Estou pensando em criar uma página e colocar um link no blogger para ela, mas como fazer?

domingo, julho 23, 2006

Dia 22
Sábado, após ter finalmente chegado no Proa1, constatei que que os trabalhos serão baseados nos princípios piagetianos, então revi tais princípios fazendo um resumo dos mesmos. Detive-me especialmente no estágio "operacional concreto"-em média dos 7 aos 12 anos- pois como professora de ensino fundametal nossos alunos encontram-se, basicamente, nesta faixa etária. (No estágio "operacional concreto" a criança está pronta para iniciar o processo de aprendizagem sistematizado. Começando a analisar e elaborar a lógica das ações. Passa a ser capaz de cooperar com os outros (grupo), observando as regras deste e, conseguindo gradativamente autonomia pessoal. Ainda considera bastante a opinião dos adultos, embora já consiga organizar seus próprios valores morais. Passa a ser capaz de operar e desenvolver habilidades a partir do concreto).
Após, fui em interação fórum e realizei a análise dos dois estudos de caso, postando minha opinião.

sexta-feira, julho 21, 2006

Hoje, dia 21/07/06,
recebi um mail da prof.ª Alessandra, dizendo que por enquanto a nossa turma (Turma3-RS), deverá trabalhar em Proa1, participando dos foruns de discussão (no link Interação-Forum-há um espaço da Turma3-RS-Discutindo projetos de Aprendizagem). Também devemos continuar desenvolvendo o projeto do grupo e interagir com os colegas e para não perder as datas e prazos acessar a agenda em (mathematikos.psico.ufrgs.br).
A partir destas orientações criei uma nova tabela tomando como base a tabela do site “Cronograma PROA 2006 – 2007”, Turma 3-RS”, com o objetivo de aperfeiçoá-la e imprimi-la sem coloridos, formatei-a de acordo e coloquei o período que corresponde às respectivas datas para cada semana. Então surgiram algumas dúvidas e enviei um mail para a prof.ª Alessandra,
pedindo que ela confirmasse as datas que coloquei na coluna “período”, principalmente as de dezembro em diante, pois não tenho certeza do período de férias.

Outros questionamentos:

II) Analisando o Mapa do site “Cronograma PROA 2006 – 2007”, Turma 3-RS, verifiquei o seguinte:

1) que Turma 3 deverá realizar os seminários opcionais de acordo com o seguinte:

opcional 1 nas semanas de 17 a 26
opcional 2 nas semanas de 27 a 34


2) que nas semanas de 27 a 34 não tem nenhum PROA opcional previsto, conforme a tabela “cronograma seminários e oficinas”.

Como ficará isso?

Após esta verificação, quanto as dúvidas acima, gostaria de compartilhar a tabela que criei com os colegas da turma.
Dia 19/07/06,
criei uma segunda página rascunho e coloquei uma nova versão do mapa do nosso projeto, mas ele ficou lá embaixo em decorrência dos links para os bloggers dos colegas, os quais estão no SideBar da página principal do projeto e refletem-se nos rascunhos. Gostaria de retirar esses links dos rascunhos e criar em cada página os links que deseja-se individualmente para ela, mas não consegui. Professora Iris disse que isso não é possível. Fiquei chateada com isso.
Neste dia também fui no PROA11, constatei que ninguém respondeu meus questionamentos, nem no blogger. Fiz nova postagem no forum do eproinfo manifestando a minha insatisfação por não haver resposta no mesmo. Escrevi para a colega Eloice, questionando algumas coisas de sua última postagem.

domingo, julho 16, 2006

Hoje, 16/07/06, após ler e analisar os rascunhos, meu e da Eloice, construi um novo mapa conceitual e o postei na minha página rascunho. Criei um contador de visitas em meu rascunho e na página do projeto ( acho que ele está contabilizando visitas a mais). Durante o dia mantive contato com as colegas do grupo de trabalho do projeto.

sábado, julho 15, 2006

Dia 15/07/06
Sábado, consegui deixar o SadeBar funcionando a contento, com link para a minha página rascunho, para a página rascunho da colega Eloice e com link voltar para página inicial do projeto. Estou pensando como irão funcionar os links para as futuras páginas rascunhos de cada uma de nós q poderão surgir. Ainda estou preocupada com a depuração dos conteúdos dos rascunhos diversos para publicação na página principal, pois acho que esse passo ñ está suficientemente claro. Amanhã pretendo colocar o contador de visitas. Ufa!

quarta-feira, julho 12, 2006

Dia 12/07/2006, ñ consegui fazer as coisas que havia programado para hoje, porque ao acessar o fórum vi que uma colega havia respondido uma situação de dúvida, para a qual estava precisando de ajuda. Este foi o motivo do desvio, queria testar as informações da colega. Fiquei feliz, deu certo.

terça-feira, julho 11, 2006

Hoje, dia 11/07/06, após uma ajudinha da profª Iris, que passou-me o link necessário, consegui construir a minha página rascunho e nela inserir imagem e testar alguns comandos de formatação. Fiquei satisfeita, por hoje, realmente o dia foi melhor. Obs.: gostaria de ter eliminado alguns anúncios do goggle que apareceram nesta página, mas ñ sei ainda como fazê-lo. Para amanhã quero colocar um SadeBar na pagina principal do projeto com link para o rascunho.
Também quero colocar lá um contador visitas. Bem, até lá....bjus!

segunda-feira, julho 10, 2006

Hoje, dia 10/07, após um longo dia de trabalho, tento navegar pelos diversos ambientes e após, acho que, mais de duas horas estou exausta e muito insatisfeita porque inicialmente acessei meu blogger e havia um comentário da prof.Iris no qual ela dizia ter chegado até ali por uma postagem que eu tinha feito no blogger da turma. Sei que fiz tal postagem navegando pelo sistema, tentei chegar novamente até este local, por inúmeras vias, ñ consegui. O que me deixa muito frustrada. Então, resolvi ir até o e-proinfo tentar sanar as dúvidas que venho postando no fórum em PROA 11 desde sexta-feira, mas qual foi minha surpresa, ou decepção, ao constatar que ñ tenho menhuma resposta.
Vou dormir, porque amanhã é outro dia e talvez as coisas melhorem!

sábado, julho 08, 2006

Hoje dia 08/07/06 consegui chegar novamente até aqui pois estive muito ocupada tentando navegar pelos ambientes e contruir mentalmente o mapa dos mesmos. Muitas dúvidas surgiram durante esse percurso e estou tentando encontrar soluções, mas quanto mais navego mais angustiada fico, porque acho que estou gastando tempo demais com detalhes como por exemplo compreender o que o professor Credine em PROA11- Oficina de Aplicativos Básicos-Interação-Fórum-na opção dúvidas individuais, diz: "postar uma mensagem em seu nome, a seguir postar várias respostas para estas mensagens em seu nome, uma para cada sofware". Dúvidas: onde postar tais mensagens dentro do forum, como responder as questões que fiz?. Fui até lá e percebi os ambientes específicos aos softwares aos quais ele se refere. Como tinha uma dúvida sobre o e-proinfo entrei neste espaço e não encontrei onde clicar para postar minha dúvida a única janela de edição que consegui foi ao clicar no link de algúem. Cliquei no do professor e escrevi na janela que tinha como título "resposta". Constatei a seguir que as postagens dos colegas possuem um ícone a direita "respondido por vc" que está assinalado com "x" e o meu não está assinalado. Cheguei a conclusão de que estou postando de maneira incorreta, como se eu estivesse respondido ao meu próprio questionamento, sendo que esta não é uma situação verdadeira.

terça-feira, julho 04, 2006




Hoje, dia 04/07/06, estou postando uma 2ª versão da 1ª proposta de construção de mapas conceituais durante os trabalhos presenciais. Naquela data meu grupo não conseguiu postar esta versão, por isso eu a construi para familiarizar-me com o CmapTools e com os passos seguintes de inclusão no blog. Peço desculpas aos colegas e eventuais visitantes por postá-lo fora de ordem.

segunda-feira, julho 03, 2006

Hoje, dia 03/07/06, realizei as seguintes tarefas: fiz download do CmapTools (aproximadamente 6h); pesquisei na internet sobre o assunto do projeto. Ainda estou com as seguintes dúvidas:

1- O wiki é o local de lançarmos as nossas dúvidas que nos levam a debates, ou de postarmos nossas respostas pós debates. Ex. Se for postada uma questão polêmica é o wiki o local de debatermos? Se não, onde faremos isso?

2-No wiki é possível fazer links com sites que contenham conteúdos relevantes ao projeto e como fazê-lo?