terça-feira, novembro 06, 2007

Mais perto do que nunca!

Domingo, dia 04/11/2007, enviei para minha querida orientadora versão 4 do meu TCC, o qual creio ser a versão final. Talvez um ou outro ajuste. Confesso que fiquei muito satisfeita com o resultado do trabalho, assim como o apoio recebido pela minha orientadora. Agora é a vez de elaborar os Slides para a apresentação.

sábado, outubro 06, 2007

Um breve bastante longo

Na minha postagem anterior eu disse até breve, mas infelizmente o tempo passa muito mais rápido do que gostaríamos. Continuo tentando concluir o meu TCC...as coisas estão devagar para meu gosto, mas a cada dia que passa percebo o quanto é importante comprendermos e aceitarmos certas situações sem tantas angustias. Minha coordenadora passou por algumas situações de doença na família, o que atrasou o trabalho com os TCCs. Até esse momento só recebi uma devolução com análise somente da parte teórica. Semana passada enviei a versão 3 e estou no aguardo. Espero seja possível concluirmos em breve...um breve não tão longo.

domingo, agosto 26, 2007

Estou um pouco anciosa...

pois recebi e-mail do coordenador do curso dizendo que nos próximos dias serei informada sobre o local da defesa do TCC e apesar de ter enviado uma primeira versão em meados de julho e outra em 05 de agosto ainda não obtive nenhum parecer. Essa situação me deixa anciosa, mas não tem jeito, é respirar fundo e aguardar.... até breve!

quarta-feira, julho 11, 2007

Mais uma vez estou aqui!

Peço desculpas por ter me ausentado por tanto tempo. Estou concentrada elaborando o meu TCC. Achei necessário rever algumas idéias e ampliar outras, para tanto precisei fazer algumas pesquisas. Gostei do que li e fiz alguns links que julgo interessantes, como por exemplo, que Platão já tinha uma postura construtivista. Achei o máximo!
Piaget e Vygostsky também defenderam tais idéias, sendo que a contribuição de Piaget, a qual considero mais relevante para nós professores, é sua teoria sobre a psicologia do desenvolvimento na criança, pois suas descobertas possibilitam a nós professores compreendermos o processo de aprendizagem de nossos alunos com mais tranquilidade e propor atividades que os levem a uma construção de conhecimento mais eficiente. Já Vygostsky nos traz também uma grande contribuição, ou seja um alerta insistente em relação a importância da interação do sujeito com o meio para a construção do conhecimento e assim de suas estruturas cognitivas, pois creio que esse alerta nos faz pensar na importância da preparação de ambientes ou atividades lúdicas para que nossos alunos possam construir conhecimentos realmente significativos.

domingo, junho 24, 2007

Nunca deixe de caminhar...

Às vezes o caminhar é lento, mas o importante é não parar.
Mesmo um pequeno progresso é um avanço na direção certa.
E qualquer um é capaz de fazer um pequeno progresso.
Se você não pode conquistar algo importante hoje,
conquiste algo menor.
Pequenos riachos se transformam em rios poderosos.
Continue em frente.
O que de manhã parecia fora do alcance, pode ficar mais próximo
à tarde se você continuar em frente.
O tempo que usar trabalhando com paixão e intensidade aproximará você do seu objetivo.
É bem mais difícil começar de novo se você pára completamente.
Então, continue em frente. Não desperdice a chance que você mesmo criou.
Existe algo que pode ser feito agora mesmo, ainda hoje.
Pode não ser muito mas fará com que você continue no jogo.
Caminhe rápido enquanto puder.
Caminhe lentamente quando for preciso.
Mas, seja o que for, continue andando.
E você conseguirá alcançar suas metas...
Realizar seus planos, sonhos...
Portanto, não desista, nunca!
(autor desconhecido)

domingo, maio 27, 2007

PROA17A-ATIVIDADE17/22-TESTE-WTMB

     


Canção Óbvia

Escolhi a sombra desta árvore para
repousar do muito que farei,
enquanto esperarei por ti.
Quem espera na pura espera
vive um tempo de espera vã.
Por isto, enquanto te espero
trabalharei os campos e
conversarei com os homens
Suarei meu corpo, que o sol queimará;
minhas mãos ficarão calejadas;
meus pés aprenderão o mistério dos caminhos;
meus ouvidos ouvirão mais,
meus olhos verão o que antes não viam,
enquanto esperarei por ti.
Não te esperarei na pura espera
porque o meu tempo de espera é um
tempo de quefazer.
Desconfiarei daqueles que virão dizer-me,:
em voz baixa e precavidos:
É perigoso agir
É perigoso falar
É perigoso andar
É perigoso, esperar, na forma em que esperas,
porquê êsses recusam a alegria de tua chegada.
Desconfiarei também daqueles que virão dizer-me,
com palavras fáceis, que já chegaste,
porque êsses, ao anunciar-te ingênuamente,
antes te denunciam.
Estarei preparando a tua chegada.
como o jardineiro prepara o jardim
para a rosa que se abrirá na primavera.

Paulo Freire
Genève, Março 1971.



In: Freire, P. Pedagogia da Indignação. São Paulo: UNESP, 2000.



Tags:


sábado, maio 12, 2007

Novamente estou aqui!

Estou muito atarefada, e dedicando-me as oficinas dos PROAS opcionais 8 e 17.
A 8 é sobre Paulo Freire, que tem tudo a ver com o nosso trabalho de PA. Suas idéias são maravilhosas e nos proporcionam um olhar realmente diferenciado sobre nossa prática.
Os outros que me perdoem mas, estou amando mesmo o PROA17, suas atividades estão muito bem direcionadas e fazê-las me dá um prazer enorme. Valeu ter lutado tanto para conseguir esta vaguinha. Gostaria de ter mais tempo para dedicar-me a ela. Tento aproveitar o mais que posso.

domingo, abril 29, 2007

PROAS OPCIONAIS

Estou matriculada no Proa 8A e 17 A.
Estou muito feliz por estar matriculada no Proa17A o que era do meu desejo. Agradeço a compreensão dos professores por esta oportunidade. Após ter realizado as atividades da primeira semana já deu para perceber o leque de novas possibilidades de aprendizagem.
Visitem o meu blog referente: http://helenitaproa17a.blogspot.com

quinta-feira, abril 19, 2007

Proa7-Educação Inclusiva-Proposta de trabalho

O desenvolvimento deste planejamento de implantação de tecnologias assistivas na escola pode ser visto na íntegra no link a seguir.

http://deftec-grupo4.pbwiki.com/FrontPage

sexta-feira, abril 06, 2007

Proa7-dEftec-Proposta Mapa Conceitual

(Dê dois cliques com o botão esquerdo em cima da imagem para visualizá-la melhor)



Proposta de "Planejamento para Implantação de Tecnologias Assistivas na Escola". Ver proposta na íntegra no fórum do referido Proa 7.
Esta é a 1ª versão de um mapa conceitual para ser analisado pelos colegas do grupo 4 da turma 3/dEftec. Caso a proposta seja aceita pelos colegas farei a publicação no servidor LEAD para que todos possam fazer as suas alterações que julgarem importantes.

quinta-feira, abril 05, 2007

Proa7-Educação Inclusiva

Contribuição aos debates da Educação Inclusiva do Proa 7

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Aline De Negri Silva
Psicóloga
Artigo publicado na seção “OPINIÃO” do Jornal NH, Sexta-feira 30/3/07, p.20.

A educação inclusiva é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional. Criados na década de 70 teve início nos Estados Unidos e seus pressupostos fundamentam vários programas e projetos da educação.
As escolas, tanto da rede pública quanto da rede privada, ainda estão se re-adequando às necessidades e nem sempre têm profissionais plenamente capazes de dar conta da demanda que crianças com necessidades especiais apresentam.
É preciso, antes de tudo, fazer uma reflexão do que vem a ser inclusão? Ou seja, o conceito de inclusão refere-se a um processo educacional que visa estender ao máximo a capacidade da criança portadora de necessidades especiais na escola e/ou na classe regular. Envolve, entre outros fatores, fornecer o suporte necessário de serviços da área de Educação Especial através dos seus profissionais. A inclusão é um processo constante que precisa ser continuamente revisto, uma vez que inclui aspectos e dimensões vitais, tais como: fatores econômicos, culturais, políticos, religiosos, ambientais e todos os demais que por razões de qualquer ordem, possam excluir sujeitos.
Muitas vezes as pessoas em geral não entendem que a inclusão: não é levar sujeitos às classes comuns sem o acompanhamento especializado; não é deixar de dar atenção às necessidades específicas da criança; ou ainda fazer as crianças seguirem um processo de desenvolvimento único e homogêneo, para todas as faixas etárias de uma mesma classe escolar.
É necessário que se fique atento quanto às questões sociais que se referem à inclusão de um estudante com necessidade especial. A responsabilidade é de toda a comunidade escolar, e de toda a comunidade em geral. Além de representar uma oportunidade, um objetivo para que a comunidade não caminhe para um grupo de pessoas isoladas. O estudante com necessidades especiais é um catalisador de práticas e novos valores. Face à eloqüente e visível diferença das suas possibilidades, a presença deste estudante estimula a reflexão sobre os conteúdos, as metodologias, o sucesso de ensino e da aprendizagem feitos no dia-a-dia da sala de aula de nossas escolas.
Para finalizar deixo o conceito de “deficiência”, de Mário Quintana, trecho do poema Deficiências: “Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem Ter consciência de que é dono de seu destino.”
---------------------------------------------------------------------------------
Achei muito pertinente colocar em meu blog este artigo, pois resume de maneira clara e concisa as idéias sobre inclusão de estudantes com necessidades especiais na escola. Quando a autora diz: “É necessário que se fique atento quanto às questões sociais que se referem à inclusão de um estudante com necessidade especial. A responsabilidade é de toda a comunidade escolar, e de toda a comunidade em geral.” Ora quando a responsabilidade é de muitos, se torna necessário um planejamento estratégico, um gerenciamento eficaz. E cabe a quem pilotar tal planejamento? No meu ponto de vista cabe ao diretor da escola ser o responsável pelo planejamento estratégico, pois quando o responsável maior por uma entidade não se envolve, o planejamento está fadado ao fracasso. Uma escola, deveria funcionar, no aspecto do gerenciamento, como uma empresa, onde se faz um planejamento definindo objetivos, prioridades, recursos, estabelecendo os responsáveis e, cobrando resultados. É muito inquietante ver como funcionam nossas escolas de hoje, com professores mal pagos, sem recursos para o material básico, com escolas entregues aos cupins, com professores desmotivados para o aprendizado das novas tecnologias que estão chegando, como informática, PAs, e de transformar-se num mídia-educador. É de nosso conhecimento a pirâmide das necessidades humanas, como pode um aluno com fome, sem pais orientadores, inseridos numa sociedade consumista e perdulária, ter motivação para concentrar-se em seu aprendizado? Como pode um professor aperfeiçoar os seus conhecimentos se está envolvido em dois turnos de aulas, para ter, ao menos, um pouco mais de dinheiro? Que tempo lhe sobra para ler revistas de educação e de interesse de sua informação e cultura? E quanto custa buscar essas informações? Quem pode ter um computador, e com banda larga? E quantas mais perguntas teremos que responder!

INDIGNAÇÃO!




Sei que não resolve reclamar, mas gostaria de deixar registrado a minha indignação.
Aconteceu o que eu previa, acordei e fui fazer a rematrícula na oficina opcional 17,
a que tanto queria , no entanto as vagas já estavam preenchidas.
Havia tido todo o cuidado com datas, agendas e cronogramas, analisei conteúdos antes de fazer a matrícula, tudo conforme as primeiras instruções dos organizadores dos Proas opcionais, mas todo o trabalho e cuidado foi em vão.
Fico a pensar: por que eu (e, talvez, outros colegas) que fiz tudo corretamente fui colocada no mesmo saco daquelas(es) que não fizeram certo da primeira vez? Por que não mantiveram as matrículas das “certinhas (os)” (como eu) e rematriculassem as “erradinhas”(os)?
Existe um ditado desde a minha tataravó (talvez, antes até!) de que “O justo paga pelo pegador!” ou mais moderno : “Você tem razão, mas não posso fazer nada, só lamento!”
Mas, apesar disso vou continuar expressando, em todos os fóruns em que estou inserida nessa sociedade, a minha indignação. Sei que não estou sozinha, pois o que assusta, como disse Luther King “.. é o silêncio dos justos...”.

quarta-feira, abril 04, 2007

Boas Notícias!

Olha a turma trabalhando aqui!
Sexta a noite, dia 30/03/2007, o rapaz que instalou o nosso explorer, e deu aquela ajeitada nas máquinas, veio ajudar-me conforme combinado. Conseguimos descobrir que havia uma falha de segurança do explorer 6. Baixamos do site da microsoft a atualização de software KB916281 (segurançaIE6), FileAcess e finalmente do WinSE.
Conseguimos resolver o problema de acesso e postagem nos blogs.

sexta-feira, março 30, 2007

Pedras no caminho!





Quanto aos Projetos de Aprendizagem na escola já concluímos a 10ª hora aula. As coisas estão fluindo, os alunos demonstram curiosidade e interesse, infelizmente o que tem atrapalhado muito são as condições do nosso laboratório de informática.Não conseguimos instalar o software CmapTools, pois nossos equipamentos só tem 64MB DE RAM e ele necessita de 120MB. Depois preparei, em casa o ambiente do Wiki, mas na escola só conseguimos visualizá-lo, sendo inacessível à edição.OS alunos iniciaram seus trabalhos no Word e construção dos mapas no Paint. Atribui o problema a incapacidade das máquinas. Preparei novo ambiente, blogs, mas o problema persistiu, só conseguiamos visualizá-los, pois ao tentar postar as imagens dos mapas nova surpresa, não conseguimos. Instaslei pacote java na tentativa de resolver, nada. Acessei configurações de Internet, exclui cookier e arquivos, nada. Alterei privacidade para aceitar site do google, pois o blog do blogger usa o gmail que é um serviço do google, nada. Entrei em contato com um técnico em informática que ficou de vir hoje a noite na escola para tentar ajudar-me a verificar as portas do modem-roteador, pois esse é o nosso novo alvo, pensamos que talvez alguma, dessas portas, possa estar desabilitada e causando os problemas acima citados. Bem, quanto aos alunos estão trabalhando dentro destas limitações, mas não posso negar a decepção que vejo em seus olhos cada vez que tentamos usar o sistema e não conseguimos ou as máquinas travam ou estragam.

sexta-feira, março 23, 2007

Muito Atarefada

Custei a chegar aqui novamente. Estou muito atarefada com o início dos PAs na escola. Preparar o ambiente, as negocições, os planos, administrar situações diversas e inusitadas durante a prática...sem contar as atividades e solicitações dos outros Proas...e-mail, fóruns e por ai vai, não é fácil. Mas parece que hoje as coisas já estão começando a estabilizar...bem também tem o final de semana para desafogar um pouco, graças a Deus!

terça-feira, março 20, 2007

Mais uma descoberta importante!


Hoje, fiquei muito satisfeita com uma ajuda recebida da professora Rosália, que esclareceu um questionamento meu sobre o significado de “tema guarda-chuva”,dizendo que é uma grande temática (gerada a partir de atividade exploratória) na qual subtemas podem ser lincados. Por exemplo: Vida na Terra; Isto é Brasil e que a partir delas, os alunos formulavam sua pergunta.
Minha satisfação é relativa a uma angústia que mantinha toda vez que tentava visualizar o PA com uma turma de currículo, dentro da estrutura atual de nossas escolas estaduais e não conseguia conceber tal metodologia a contento com um único professor auxiliando toda a turma e trabalhando os conteúdos mínimos necessários globalizados com os PAs. Sempre que pensava nisso me parecia óbvio que teria que eleger um tópico amplo por vez, o que vem ao encontro do“tema guarda-chuva”.

quinta-feira, março 15, 2007

O grande dia está chegando

Bem,precisei parar com as pesquisas para postagem do DVD completo porque estou muito atarefada organizando os preparativos para o ìnício da prática com PA na escola. As coisas estão encaminhadas, creio que agora é só acertar os últimos detalhes com a professora parceira, o que pretendo fazer amanhã de manhã. Consegui um DVD ótimo para a atividade exploratória "O PODER DA VISÃO".

quinta-feira, março 08, 2007

Eureka, o mundo gira, a vida passa e algumas buscas avançam. Consegui fazer uma versão beta (teste de 10 minutos), ainda com alguns defeitos, da publicação do DVD dos alunos.
Para ver o filme clique no link ao lado, onde está escrito veja-DVD-PROA5.
O filme desse DVD consta de 33 minutos e é o resultado da aplicação(atividade8 do PROA5) do projeto,por mim elaborado na atividade5 do PROA5- abrangendo as seguntes fases: introdução, produções dos alunos, a encenação da peça com fantoches, fotografias referentes à mortandade dos peixes no Rio dos Sinos e por fim as mensagens dos alunos.
Em função de eu estar testando a publicação desse filme na WEB, só foi possível, nessa fase de testes, publicar apenas os primeiros 10 minutos do mesmo.
Usei para isso softwares trial (versão de teste)que só permitem publicar parte do filme. Note-se que existem alguns defeitos que procurarei corrigir mais adiante.
Usei os seguintes softwares

PASSOS PARA TRANSFERIR UM FILME DE UM DVD PARA O SITE GOOGLE VIDEO

1. Fazer o registro no Google Video para Ter um login e senha
2. Baixar (dowload) para o HD o programa de carga “uploader” do Google Video , que permitirá transferir o filme do HD para o site do Google Video, operação essa que exige que o arquivo do filme tenha um dos formatos exigidos pelo Google Video, por exemplo, o WMV (windows Media Video).
3. Para converter um filme de video de um DVD para o formato WMV, necessita-se baixar para o HD:

- DVD ripper ( baixei o trial do AoAmedia, o A0ADVD ripper)
- Um codec para DIVX baixei do code
- Um conversor de DIVX para WMV (baixei o Xvideo Converter da AoAmedia)

4. Seguir as instruções do livro “Treinamento Prático em Gravação de CDs” (Ed.Digerati Comunicação e tecnologia Ltda), para copiar o filme do DVD para o HD ou seguir as instruções do próprio programa.
5. Converter o filme do DiVX para o WMV, seguindo as instruções do livro ou do próprio programa.
6. Abrir o programa “uploader” em Iniciar/Programas/GoogleVideo/Gooogle Video Uploader
7. Iniciar a transferência seguindo as instruções das janelas do programa.

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Voltei

Após umas férias maravilhosas estou eu aqui novamente.
Cheguei aqui e deparei-me com uma mensagem dizendo que esse serviço já saiu da fase beta e portanto estão solicitando aos usuários mudar o seu blog para uma conta do google, a qual garante mais recursos. Como já tenho conta no gmail ficou mais fácil, fiz os passos solicitados e parece que deu tudo certo, pois estou aqui escrevendo esta mensagem. O passo seguinte é ver as melhorias que poderei usufruir.
Ia esquecendo de dizer que continuo tentando publicar um dvd do meu trabalho final do Proa 5. Tentei o "You Tube", mas não consegui, porque ele é muito grande (2,33 GB). Agora estou tentando pelo "google video", mas parece que a coisa não é tão simples. Se alguém ler essa mensagem e souber como me ajudar, por favor, entre em contato, ficarei muito feliz.