sexta-feira, março 30, 2007

Pedras no caminho!





Quanto aos Projetos de Aprendizagem na escola já concluímos a 10ª hora aula. As coisas estão fluindo, os alunos demonstram curiosidade e interesse, infelizmente o que tem atrapalhado muito são as condições do nosso laboratório de informática.Não conseguimos instalar o software CmapTools, pois nossos equipamentos só tem 64MB DE RAM e ele necessita de 120MB. Depois preparei, em casa o ambiente do Wiki, mas na escola só conseguimos visualizá-lo, sendo inacessível à edição.OS alunos iniciaram seus trabalhos no Word e construção dos mapas no Paint. Atribui o problema a incapacidade das máquinas. Preparei novo ambiente, blogs, mas o problema persistiu, só conseguiamos visualizá-los, pois ao tentar postar as imagens dos mapas nova surpresa, não conseguimos. Instaslei pacote java na tentativa de resolver, nada. Acessei configurações de Internet, exclui cookier e arquivos, nada. Alterei privacidade para aceitar site do google, pois o blog do blogger usa o gmail que é um serviço do google, nada. Entrei em contato com um técnico em informática que ficou de vir hoje a noite na escola para tentar ajudar-me a verificar as portas do modem-roteador, pois esse é o nosso novo alvo, pensamos que talvez alguma, dessas portas, possa estar desabilitada e causando os problemas acima citados. Bem, quanto aos alunos estão trabalhando dentro destas limitações, mas não posso negar a decepção que vejo em seus olhos cada vez que tentamos usar o sistema e não conseguimos ou as máquinas travam ou estragam.

sexta-feira, março 23, 2007

Muito Atarefada

Custei a chegar aqui novamente. Estou muito atarefada com o início dos PAs na escola. Preparar o ambiente, as negocições, os planos, administrar situações diversas e inusitadas durante a prática...sem contar as atividades e solicitações dos outros Proas...e-mail, fóruns e por ai vai, não é fácil. Mas parece que hoje as coisas já estão começando a estabilizar...bem também tem o final de semana para desafogar um pouco, graças a Deus!

terça-feira, março 20, 2007

Mais uma descoberta importante!


Hoje, fiquei muito satisfeita com uma ajuda recebida da professora Rosália, que esclareceu um questionamento meu sobre o significado de “tema guarda-chuva”,dizendo que é uma grande temática (gerada a partir de atividade exploratória) na qual subtemas podem ser lincados. Por exemplo: Vida na Terra; Isto é Brasil e que a partir delas, os alunos formulavam sua pergunta.
Minha satisfação é relativa a uma angústia que mantinha toda vez que tentava visualizar o PA com uma turma de currículo, dentro da estrutura atual de nossas escolas estaduais e não conseguia conceber tal metodologia a contento com um único professor auxiliando toda a turma e trabalhando os conteúdos mínimos necessários globalizados com os PAs. Sempre que pensava nisso me parecia óbvio que teria que eleger um tópico amplo por vez, o que vem ao encontro do“tema guarda-chuva”.

quinta-feira, março 15, 2007

O grande dia está chegando

Bem,precisei parar com as pesquisas para postagem do DVD completo porque estou muito atarefada organizando os preparativos para o ìnício da prática com PA na escola. As coisas estão encaminhadas, creio que agora é só acertar os últimos detalhes com a professora parceira, o que pretendo fazer amanhã de manhã. Consegui um DVD ótimo para a atividade exploratória "O PODER DA VISÃO".

quinta-feira, março 08, 2007

Eureka, o mundo gira, a vida passa e algumas buscas avançam. Consegui fazer uma versão beta (teste de 10 minutos), ainda com alguns defeitos, da publicação do DVD dos alunos.
Para ver o filme clique no link ao lado, onde está escrito veja-DVD-PROA5.
O filme desse DVD consta de 33 minutos e é o resultado da aplicação(atividade8 do PROA5) do projeto,por mim elaborado na atividade5 do PROA5- abrangendo as seguntes fases: introdução, produções dos alunos, a encenação da peça com fantoches, fotografias referentes à mortandade dos peixes no Rio dos Sinos e por fim as mensagens dos alunos.
Em função de eu estar testando a publicação desse filme na WEB, só foi possível, nessa fase de testes, publicar apenas os primeiros 10 minutos do mesmo.
Usei para isso softwares trial (versão de teste)que só permitem publicar parte do filme. Note-se que existem alguns defeitos que procurarei corrigir mais adiante.
Usei os seguintes softwares

PASSOS PARA TRANSFERIR UM FILME DE UM DVD PARA O SITE GOOGLE VIDEO

1. Fazer o registro no Google Video para Ter um login e senha
2. Baixar (dowload) para o HD o programa de carga “uploader” do Google Video , que permitirá transferir o filme do HD para o site do Google Video, operação essa que exige que o arquivo do filme tenha um dos formatos exigidos pelo Google Video, por exemplo, o WMV (windows Media Video).
3. Para converter um filme de video de um DVD para o formato WMV, necessita-se baixar para o HD:

- DVD ripper ( baixei o trial do AoAmedia, o A0ADVD ripper)
- Um codec para DIVX baixei do code
- Um conversor de DIVX para WMV (baixei o Xvideo Converter da AoAmedia)

4. Seguir as instruções do livro “Treinamento Prático em Gravação de CDs” (Ed.Digerati Comunicação e tecnologia Ltda), para copiar o filme do DVD para o HD ou seguir as instruções do próprio programa.
5. Converter o filme do DiVX para o WMV, seguindo as instruções do livro ou do próprio programa.
6. Abrir o programa “uploader” em Iniciar/Programas/GoogleVideo/Gooogle Video Uploader
7. Iniciar a transferência seguindo as instruções das janelas do programa.