terça-feira, agosto 29, 2006

29/08/2006

Ontem, após ser disponibilizado o ambiente para postagem referente a minha turma, consegui fazer a atividade1 do Proa6. Atividade esta que exigiu-me muita reflexão. No momento de efetivar a postagem as coisas complicaram-se mais ainda, já muito cansada ainda deparei-me com a solicitação de uma senha que eu desconhecia e precisei "espernear e pelear" para conseguir solucionar o problema. Enfim tudo resolvido. Mais um degrau alcançado. Hoje tentei trabalhar na atividade 2 do Proa 6, mas o sistema, ou a conexão (provedor ou acesso à web), está muito instável, tornando muito lento o acesso o que inviabilizou qualquer trabalho. Com muita dificuldade consegui chegar até aqui.

domingo, agosto 27, 2006

27/8/2006
Agora são 16h 21min, ontem ao fazer a atividade 4 do Proa 3, pensei como iria destacar, no texto, as intervenções classificadas em "exploração","justificação", "contra-argumentação" e/ou "outras". Em um primeiro momento lembrei que no word existia a opção "inserir comentário", mas nunca tinha usado. Para não perder tempo, pois o mesmo é escasso e as atividades são muitas, fiz pelo método que seria mais rápido. Apliquei um fundo colorido, em partes do texto, de acordo a classificação das intervenções. Hoje ao conversar com a colega Eloice sobre a atividde 4, acima referida, fiz um comentário sobre a situação descrita acima. Desliguei o telefone e fui ao Word testar, pois a colega disse também nunca ter usado a opção "Inserir comentários". Fiz um teste e obtive o resultado que eu tinha imaginado. Fiquei chateada por não ter feito isso antes de ter publicado o texto2. Mas enfim é assim que se aprende, fica para a próxima.

sábado, agosto 26, 2006

26/08/2006

Após analisar a atividade 4 do proa3, o que venho fazendo a 2 dias, decidi reescrever o texto postado anteriormente, o qual achei inadequado para esta solicitação de identificar as intervenções. Reescrevi, identifiquei e postei de acordo com o que consegui construir até aqui. Após ler o relato de uma colega conforme solicitado interagi no fórum. Espero não estar equivocada, o que considero possível acontecer com bastante frequência pela forma como as coisas acontecem. O que quero dizer é que o grau de complexidade para se conseguir compreender de forma clara todos os passos necessários as atividades propostas e perceber o que realmente se deve fazer é algo, as vezes, angustiante. Também verifiquei a atividade 9 do Proa1 referente a turma3 e constatei que ainda não está disponível assim como a atividade4 do proa2, as quais, ao ver ver, pelas instruções já deveriam estar vigorando.

domingo, agosto 20, 2006

20/08/2006

Esta semana fiz algumas interações no fórum do Proa1 sobre Projeto de Aprendizagem, estou gostando das trocas que estão acontecendo neste ambiente. Também achei muito boa a nova organização de todo o material do seminário Proa2 a partir de uma página específica que conduz à programação das atividades referentes a todos as turmas. Esta nova sistemática reduziu-me muito a perda de tempo em busca das atividades a serem executadas. Seria interessante que os demais Proas fizessem algo semelhante.
As interações nos fóruns do Proa4 e Proa3, sobre Método Clínico ajudaram-me a pensar um pouco mais sobre a relação deste método com a minha atividade em sala de aula. Penso quantas vezes exigi de meus alunos atividades ou mesmo uma compreensão da qual eles não estavam em condições de atender.

quarta-feira, agosto 16, 2006

14/08/2006

Achei muito interessante o artigo "A noção de vida em crianças brasileiras em 2004 em comparação com as de Genebra em 1926. Ano 02, Vol 04, mar/2005. Disponível em http://www.cienciasecognicao.org/", o qual descreve um trabalho onde as autoras Replicaram uma pesquisa de Piaget sobre a noção de vida, relatada na obra “A representação do mundo da criança” (Piaget, s/d), interessando conhecer o que e como as crianças organizam o seu conhecimento a respeito dessa noção, focalizando o conceito de animismo infantil.Tendo em vista os resultados obtidos por Piaget, as autoras do trabalho, levantam a seguinte questão de pesquisa: “Será que a aquisição da noção de vida evolui psicogeneticamente da mesma forma em crianças de diferentes épocas e culturas?”. Ao final do trabalho elas concluiram que nossas crianças continuam enriquecendo suas estruturas cognitivas de forma gradativa e de acordo com os estágios estabelidos por Piaget. Penso que tais informações nos fazem pensar sobre a forma como nossas escolas estão trabalhando e nos possibilitam um olhar diferenciado sobre nossos alunos.Sinto isso em meu trabalho, pois sou professora titular de uma 3ª série do ensino fundamental e a cada dia que passa consigo compreender pequenos detalhes, em minha sala de aula, que jamais perceberia a algum tempo atrás. Observo a angustia de alguns colegas, preocupados em jogar conteúdos, na maioria das vezes, incompreensíveis ou insignificante para aquela faixa etária, e a perplexidade dos mesmos em constatarem que seus alunos não conseguem aprender.
16/08/2006

No dia 13/08/2006, efetuei algumas postagens interagindo com algumas colegas no fórum/Projetos de Aprendizagem e após ler alguns materiais ref.ficaram alguns pontos obscuros sobre aplicabilidade de PAs em relação ao prof.articulador, dúvidas estas que postei também no fórum, como forma de trocar idéias com os demais.

domingo, agosto 13, 2006

13/08/2006

Nestes últimos dias, não tive tempo de fazer meus registros aqui, pois tive problemas com o meu computador, mas li os 3 textos referentes a atividade 6-Projetos de Aprendizagem
*Para quê? Por quê?
*Perguntas Inteligentes
*Projeto? O que é? Como se Faz?
Ontem ao acessar o sistema constatei que precisava fazer a atividade ref.ao proa11-inventário01, o qual levei horas para conseguir realizar, porque inicialmente dizia que alguém estava usando e eu precisava aguardar. Depois a senha informada"proa11" era recusada. A seguir quando tentava criar a página com meu nome não conseguia editar o endereço, pois dava uma mensagem de cookers desativados, só consegui ao conversar com a colega Eloice, pelo Skipe e pedir que ela me acompanhasse passo a passo, então escrevendo na barra o endereço necessário consegui acrescentar "/HelenitaAndriolla" e assim criar a minha página para efetuar as solicitações do prof.º Crediné. Ia esquecendo de dizer que ao tentar fazer o link desta página para o meu blog editei o SadeBar e por engano apaguei o link para o blog da colega Ana Maria, percebi de imediato, mas não sabia como consertar. Dormi pensando nisso e ao acordar achei uma solução, recoloquei então o blog dela onde estava. Ufa!Desculpe Ana.Estou pensando em relação à segurança do sistema, talvez devesse existir uma senha para alteração de página.


09/08/2006

Quarta-feira
Neste dia realizei a atividade 2-Método Clínico, do Proa 3, após ler o texto "O método clínico piagetiano", constante em (Biblioteca/Material do Professor/Acervo) entre outras leituras complementares e após respondi as questões solicitadas no fórum.

segunda-feira, agosto 07, 2006

07/08/2006

Após fazer algumas leituras relacionadas a atividade 4 do Proa 4-Problematizando a Aprendizagem-efetivei minha postagem no fórum.

terça-feira, agosto 01, 2006

01/08/2006

Nestes últimos dias tenho estado muito ocupada tentando fazer todas as atividades atrazadas, pois agora já consigo visualizar melhor este ambiente e estou suando muito, apesar do frio, para acompanhar o curso das águas. O tempo é curto e as atividades muitas, por isso não havia chegado até aqui. Hoje quero registrar os feitos mais relevantes destes últimos três dias. Fiz as postagens das questões 1, 2 e 3 da atividade I do Proa 4. Li "Qual é o problema" e "Como desencadear projetos de aprendizagem em sala de aula", após fiz interações referentes a atividade 4 do Proa 1. Estou construindo uma agenda dos Proas, no excell, ela é quem tem me iluminado nestes últimos dias. Espero estar no caminho certo.